Aluguer Operacional de Viaturas

A Recolte, S.A. dispõe de uma vasta frota
de viaturas, de diversas tipologias, para a
afetação a serviços de Recolha de Resíduos e Limpeza Urbana, com ou sem recursos humanos (motorista e cantoneiros), nomeadamente viaturas de recolha, de varredura mecânica, de lavagem de contentores e lavagem de ruas, entre outras.

O Aluguer Operacional de Viaturas (AOV) é uma solução materializada num contrato de aluguer de veículos (pontual ou plurianual), mediante o pagamento de uma renda fixa mensal. Este valor inclui o custo do aluguer, manutenção e seguros, que poderá ser totalmente ajustado às reais necessidades do cliente.

Vantagens para o Cliente

Usufruto de uma diversidade de serviços, nomeadamente manutenção preventiva e corretiva, negociação das condições de compra, financiamento da aqui- sição, consultoria e gestão (definição da política de gestão de frota, redução de consumos de combustível, etc.), substituição de consumíveis (pneus, escovas, etc.), seguros e gestão de sinistros.

Adequação das condições contratu- ais às reais necessidades do cliente, através da flexibilidade decorrente da possibilidade de alterar o prazo do aluguer, quilometragem e serviços contratados.
Utilização de meios humanos (motorista e cantoneiros) do próprio cliente.

Facilidade em substituir na hora as viaturas alocadas que fiquem imobilizadas devido a avarias ou manutenção preventiva/corretiva.

Permite manter uma frota recente e sempre disponível, correspondendo às mais avançadas novidades tecnológicas e aos mais exigentes requisitos ambientais.

Permite a utilização de viaturas sem recurso a autofinanciamento ou financiamento externo.

Descontos acrescidos na aquisição da viatura e nos serviços incluídos, em resultado do maior poder negocial do locador junto dos fornecedores e ganho na capaci- dade de endividamento e de tesouraria do cliente.

Imputação da maior parte das responsabilidades financeiras
ao locador, ficando o cliente responsável apenas pelo pagamento de uma renda mensal fixa, o que permite simplificar o planeamento e minimizar os desvios.

Simplicidade dos registos contabilísticos associados, não havendo qualquer registo contabilístico da depreciação económica do ativo no final do contrato.

Riscos associados à venda da viatura no final do contrato são integralmente assumidos pelo locador, havendo a possibilidade da(s) viatura(s) reverter(em) pra o cliente final do contrato (para os plurianuais).